Foto: Shopee/Reprodução
A Shopee inaugura nesta segunda-feira (30) seu primeiro centro de distribuição fulfillment no Brasil. O local será utilizado para armazenar produtos de vendedores brasileiros e, quando as mercadorias forem vendidas, a Shopee será responsável por preparar os pacotes e enviá-los aos consumidores.
Esse modelo já é adotado por empresas como o Mercado Livre, que atualmente possui dez centros de distribuição nesse formato e planeja chegar a 21 até o final de 2025.
De acordo com a Shopee, o objetivo da inauguração é agilizar as entregas e aprimorar a experiência de compra dos usuários. Conforme o Uol, a empresa conta hoje com 11 centros de distribuição no Brasil, todos operando no modelo cross-docking. Nesses centros, as mercadorias são coletadas por parceiros logísticos, reorganizadas e enviadas para os hubs que realizam a entrega ao consumidor final. Quatro desses centros estão localizados em São Paulo, e os demais em estados como Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul.
Além disso, a empresa possui mais de 150 hubs logísticos no Brasil, responsáveis pela coleta e separação de mercadorias para envio aos centros de distribuição, enquanto outros hubs realizam as entregas diretamente aos consumidores. A Shopee destaca ainda que conta com uma frota de mais de 20 mil motoristas parceiros e mais de 2 mil pontos de agências no país.
O novo centro de distribuição está localizado na Grande São Paulo e, inicialmente, terá o foco em armazenar eletrônicos, eletrodomésticos, itens de consumo e produtos de estilo de vida.