O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) abriu crise no bolsonarismo em Santa Catarina ao apoiar para prefeito de Navegantes o candidato Rogério da Equilíbrios, nome lançado pelo deputado federal Jorge Goetten (Republicanos). Bolsonaristas do estado acusam Goetten de usar o nome do ex-presidente apenas para fins eleitorais e de ter se aproximado do governo Lula em 2023. A informação é da coluna de Guilherme Amado no Metrópoles.
Nesta quinta-feira (19), o ex-chefe do Palácio do Planalto participou de um comício ao lado de Rogério, de Goetten, do senador Jorge Seif (PL) e do vice na chapa, Paulo Mezi (MDB). A presença do ex-mandatário do Brasil no evento foi alvo de críticas da deputada Ana Campagnolo, que é presidente do PL Mulher em Santa Catarina. Em seu Instagram, a deputada disse, referindo-se a Goetten, que “infelizmente, Bolsonaro passou pela cidade [Navegantes] e colocou em seu carro de som quem está usando 22 para prefeito”.
A coluna de Amado aponta que Campagnolo também disse que Bolsonaro era “coitado” por estar andando com Goetten e que estava caindo em uma “cilada”. A candidatura de Rogério da Equilíbrios é uma coalizão que tem também dois partidos que são aliados do governo Lula nacionalmente, o MDB e o PSDB.