Últimas Notícias

6/trending/recent

Hot Widget

             
Procure o Tipo de Noticia que Deseja

Governo Lula expulsa embaixadora da Nicarágua após Ortega afastar embaixador brasileiro



Por Redação
Foto: Roosewelt Pinheiro / Agência Brasil


O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu expulsar do Brasil a embaixadora, Fulvia Patricia Castro Matus, da Nicarágua. Informação foi divulgada, nesta quinta-feira (8), pelo Ministério das Relações Exteriores.



A decisão é resposta à determinação do regime do ditador Daniel Ortega de expulsar embaixador brasileiro do país, Breno de Souza da Costa. Ainda não há informação sobre o prazo dado a Fulvia para que ela interrompa sua missão no Brasil.



O embaixador brasileiro foi expulso após Costa, sob orientação do Itamaraty, não ter participado de um ato em celebração dos 45 anos da Revolução Sandinista. A ausência irritou as autoridades locais.



Segundo a Folha de São Paulo, as relações entre os dois países estavam praticamente congeladas desde que Lula tentou interceder, sem sucesso, pela liberação de um bispo católico perseguido pelo regime. Com as expulsões dos embaixadores, chegam a um nível ainda mais baixo.



O aviso do regime Ortega de que Costa deveria deixar o país foi dado há cerca de duas semanas. A determinação de Manágua foi mantida e Costa deve deixar a Nicarágua ainda nesta quinta, disse à Folha um interlocutor no Itamaraty.



O PT de Lula é aliado histórico de Ortega, líder da Revolução Sandinista e no poder de forma ininterrupta desde 2007.



O pivô do distanciamento entre Lula e Ortega é o bispo Rolando José Álvarez, que ficou detido por mais de 500 dias e acabou expulso do país centro-americano em janeiro. Lula atendeu pedido do papa Franciso, ainda no ano passado, para tentar interceder pela libertação do religioso.



O ditador nicaraguense ignorou o presidente brasileiro e nem sequer respondeu a um pedido de telefonema para tratar do assunto. "O dado concreto é que o Daniel Ortega não atendeu o telefonema e não quis falar comigo. Então, nunca mais eu falei com ele, nunca mais. Ou seja, eu acho que é uma bobagem", disse Lula na ocasião.



O caso envolvendo o bispo católico consolidou o congelamento das relações entre Lula e Ortega.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Leia o texto em voz alta:


Below Post Ad

REDES SOCIAIS