Por Eduarda Pinto
Foto: Montagem/ Bahia Notícias
Localizada na zona turística da Costa do Dendê, Camamu foi apontada como a pior cidade da Bahia, segundo o levantamento do Social Progress Imperative (IPS) Brasil, divulgado na última semana. Entre as piores avaliações, foram citados os índices educacionais - como evasão, abandono e acesso ao ensino -, segurança pessoal e desigualdade social.
Com a chegada do período eleitoral, os pré-candidatos ao Executivo municipal também devem abordar temáticas exploradas pelo IPS durante a campanha. Em um município amplamente distribuído em distritos, ganha a eleição quem conquistar a zona rural.
Segundo fontes ligadas a cidade, os debates relacionados a inclusão social e infraestrutura na zona rural devem pautar as campanhas este ano. “Camamu tem uma zona rural muito grande, tem a sede, mas tem os distritos. O forte eleitoral dela é espalhada na zona rural”, conta.
Candidato a sucessão do atual governo municipalista, Jairo Cruz, o Irmão Jairo (Avante), é o principal concorrente ao pleito municipal. Além de líder religioso, Jairo é chefe de gabinete do atual prefeito de Camamu, Enoc Souza. Como trunfo, Jairo exibe o conhecimento da máquina pública e o apoio dos legisladores municipais.
A ascensão política da atual gestão também precede a queda de outro grupo político. Empossado em 2019, o atual prefeito do município, Enoc, foi eleito no mesmo ano, por meio eleição suplementar. O recurso veio após a cassação da candidatura da então prefeita, Ioná Nascimento (PT), eleita em 2016. Após uma boa avaliação, Enoc foi reeleito em 2020.
Condenada por abuso de poder econômico em 2008, que a tornou inelegível, a cassação de Ioná abalou as articulações políticas na região e a deixaram de escanteio até 2024. Este ano, a ex-prefeita retorna a disputa, com o apoio da Federação Brasil da Esperança, composta pela sua sigla, o PT, junto ao PCdoB e PV. Segundo fontes locais, apesar de fragilizada pelas polêmicas ainda recentes, a candidatura de Ioná é a maior oposição ao atual governo.
A segunda candidatura da oposição vem do Podemos, com Luizinho Luz, candidato que, em 2020, conseguiu 43,33% dos sufrágios, totalizando 6.867 votos contra o prefeito Enoc. Articulações nos bastidores sugerem que os diálogos entre a ex-prefeita Ioná e Luizinho vem crescendo conforme a aproximação do período eleitoral.
O QUE DIZ O IPS BRASIL?
O índice, que considera o desempenho de municípios e estados em atender às necessidades dos cidadãos, avalia cerca de 12 componentes, com nota de 0 a 100. Com a nota 44,91, Camamu desbanca Sátiro Dias e Pilão Arcado como pior índice de progressão social.
Entre os pontos positivos indicados no levantamento, estão a qualidade do meio ambiente, com 65,01 pontos, e expectativa de vida, com 67,61 pontos. A segurança pessoal e acesso ao ensino superior ficam na lanterna dos dados, com 4,43 e 11,25 pontos, respectivamente. Demandas de infraestrutura, como recuperação de estradas vicinais, construção de praças e postos de saúde também são destacadas no município, conforme apontam as fontes do Bahia Notícias.