Rogério Mendonça, de 33 anos, e Deibson Nascimento, de 36 anos foram presos em Marabá (PA) quando se preparavam para fugir para o exterior, informou o ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em entrevista coletiva momentos depois da prisão da dupla que escapou do presídio federal de Mossoró (RN) no dia 14 de fevereiro.
O ministro também informou que com os fugitivos foram presas mais quatro pessoas que estariam auxiliando os criminosos. Os dois são integrantes da facção Comando Vermelho. “Foram encontrados a 1600 km do local da fuga. Demonstra que obviamente foram coadjuvados por criminosos externos e tiveram auxílio de seus comparsas”, disse Lewandowski.
Na ação policial, além das prisões, foram apreendidos três carros com vários celulares e um fuzil. Ao todo, desde o começo da operação, 14 pessoas foram presas.
MUDANÇA DE ESTRATÉGIA
Durante a coletiva, Ricardo Lewandowski, disse que a prisão aconteceu graças a uma mudança de estratégia por parte das forças de segurança quando souberam que a dupla não estava nas proximidades da penitenciária de Mossoró.
“A mudança de estratégia consistiu em sairmos da busca física e trabalhar a partir da inteligência, sobretudo a partir do inquérito da Polícia Federal de Mossoró. Quando as forças de segurança souberam que os fugitivos não estavam mais lá, eles monitoraram permanentemente neste local, nas proximidades de Marabá”.