Hoje a caminhada foi solitária, só eu e meu amigo Sandoval. Tivemos alguns imprevistos, pois inicialmente iríamos na roça de Fred (lado sul), mas a insistente chuva dos últimos dias deixou o acesso ao local inviável.
O destino mudou de última hora e decidimos ir até a região leste do município, passando pela região dos Batistas até o ponto final, na região dos Miúdos, na fazenda de Zé Almeida e Ângela.
Saímos às 6 horas da manhã, com o tempo frio e a previsão de uma leve garoa. Já tínhamos feito esse percurso em outro momento (em pleno verão) e o local estava muito castigado pelo sol, diferente do atual momento.
Com a chegada do outono e a temporada de chuvas, o clima de sertão deu lugar ao verde dos pastos e as inúmeras barragens cheias, além do gado gordo na pastagem. A região é de belas fazendas e a pecuária leiteira e de corte predominam o local.
O guia dessa caminhada foi o amigo Sandoval, que é um grande conhecedor do meio rural, além de conhecer o local e toda a comunidade daquela região como a palma da mão.
Zé Almeida nos recebeu muito bem e enquanto colocávamos o papo em dia, Ângela nos serviu um delicioso suco de goiaba com bolo. Na parte final da visita o anfitrião nos mostrou um pouco da sua fazenda.
Voltamos no final da manhã para Ibicaraí, debaixo de uma pequena garoa e a promessa de uma nova visita com mais integrantes da Turma da Caminhada.
Arnold Coelho
Caminhar sempre