De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta sexta-feira (15), Salvador lidera o ranking de geração de empregos nas regiões Norte e Nordeste do país.
Salvador ocupa a quinta posição entre as capitais e a sétima colocação em relação a todas as cidades brasileiras. Na capital baiana, em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 128,6% na geração de empregos. Em janeiro de 2023, foram criados 1.072 postos formais na cidade.
No primeiro mês, o destaque do ano foi o setor de serviços, que foi responsável pelo saldo positivo de 2.243 na capital baiana. Neste grupo, as atividades administrativas e serviços complementares tiveram destaque, com 2.035 postos de trabalho. Em segundo lugar ficou a construção civil, com saldo de 1.090. Em seguida veio a indústria, com 74 empregos formais.
“Além disso, temos o programa Invista Salvador, que foi lançado no ano passado e já tem trazido frutos para a cidade. Temos, por exemplo, a loja da Leroy Merlin, que chegou graças à atuação do programa. Já temos mais de 40 atendimentos feitos desde o lançamento do Invista Salvador. Então, é graças a essa soma de esforços de toda a Prefeitura que temos conseguido resultados positivos”, afirmou a secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda, Mila Paes
Em toda a região Nordeste, foram gerados 11.606 postos - ou seja, Salvador sozinha representa mais de 21% do total de empregos criados na região em janeiro deste ano. Entre as capitais nordestinas, Fortaleza aparece na segunda posição, atrás de Salvador, com 1.915 novas vagas de emprego