Durante a apresentação do meio-campista Jean Mota, nesta sexta-feira (15), o presidente do Vitória, Fábio Mota, falou sobre as negociações por uma parceria com o Itabuna, recentemente rebaixado para a Série B do Campeonato Baiano e que irá disputar a Série D do Brasileirão, marcada para começar 21 de abril. Após a queda no Baianão, o time do sul do estado dispensou boa parte do seu elenco e o Vitória pode emprestar jogadores da sua equipe Sub-20 para disputar a 4ª Divisão nacional pelo Itabuna. Segundo Fábio Mota, esse movimento "interessa os dois lados" já que o Leão busca dar minutagem aos seus atletas das divisões de base.
"É uma parceria que está em construção e interessa os dois lados. Primeiro, porque a gente não tem um Campeonato Sub-20 muito competitivo aqui. Isso é ruim para a divisão de base do clube porque ela fica em um nível técnico inferior e quando sai para pegar equipes de fora acaba sentindo. Nos interessa essa parceria se for pro sub-20 do Vitória jogar a Série D pelo Itabuna. Os jogadores vão ganhar experiência e minutagem. Conversamos muito com Laelson Lopes, nosso treinador do Sub-20, que acha importante a gente fazer essa parceria", comentou Fábio Mota.
O Itabuna vai jogar a Série D no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador. No Baianão 2024, o Dragão do Sul mandou as suas partidas em Ilhéus, no Estádio Mário Pessoa, por conta das obras no Estádio Luiz Viana Filho, o Itabunão.
"Para o Vitória jogar com sub-20 através do Itabuna as partidas teriam que ser em Pitauçu, em Salvador. No Barradão não dá para ser. Isso já ficou claro. O Itabuna já está se entendo com a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e o Vitória tem interesse em colocar os seus atletas para ganhar minutagem", disse o presidente do Leão.
Além do rebaixamento para a 2ª Divisão estadual, o Itabuna foi eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil após sofrer uma goleada por 8 a 0 pro Nova Iguaçu, e ameaçou não disputar a Série D por questões financeiras.
Com o fim do Baianão, o Dragão ficou sem o técnico Evandro Guimarães, que acertou com a Juazeirense. A equipe azulina começou a temporada sob o comando do treinador Mathaus Sodré, que deixou a equipe para ir para o Águia de Marabá após cinco rodadas do Baianão. Com início agendado para 21 de abril, a Série D do Brasileirão vai até 29 de setembro. Além do Itabuna, a Bahia terá outros dois representantes na competição, a Juazeirense e o Jacuipense.