O título de Música do Carnaval é responsável por um grande debate entre o público, os cantores, compositores e especialistas em música que se questionam: o que faz uma canção receber tal honraria?
Há quem diga que o que importa mesmo é a quantidade de plays que a música tem em alguma plataforma digital, como se os views no YouTube fossem representar a grandeza de uma canção nos circuitos da folia. Ou como se o viral em alguma rede social fosse acessível a todos, até mesmo aqueles que não são atualizados nas novas tecnologias.
Tem também quem defenda a teoria de que a música do Carnaval é definida pelo que o folião entoa ao longo dos 6 dias de festa, onde por muitas vezes três trios em sequência cantam o mesmo clássico e o público repete com a emoção de como se estivesse ouvindo aquilo pela primeira vez.
O debate é longo e, para Saulo Fernandes, que já recebeu o troféu Bahia Folia de Música do Carnaval em 2012 com a canção 'Circulou', composição de Magary Lord, a honraria é importante, mas o que vale mesmo é a marca que a canção deixa.