O Carnaval de Salvador ainda tem mais dois dias pela frente, mas já vem batendo recordes quando o assunto é sustentabilidade. De acordo com o presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpub), Omar Gordilho, a folia deste ano ainda nem acabou e a coleta de materiais recicláveis já é 50% maior do que no Carnaval de 2023.
A declaração foi dada ao Bahia Notícias, nesta segunda-feira (12), quinto dia de Carnaval. Segundo Omar, aproximadamente 1.400 catadores já foram cadastrados e atuam em 14 cooperativas de reciclagem espalhadas pela capital baiana.
“Nós já coletamos aproximadamente 50% a mais de material reciclado do que no Carnaval passado. Isso demonstra que as ações têm sido um sucesso. Todo esse alinhamento antecipado fez com que as cooperativas tivessem um trabalho e um foco muito maior no objetivo de retirar esses materiais do circuito, e tem sido um sucesso. A nossa expectativa é grande agora, hoje e amanhã ainda temos aqui nesses circuitos para que a gente possa atingir o nosso recorde de material reciclado em toda a história dos carnavais”, disse o presidente da Limpurb.