A Feira da Criança realizada neste sábado (21), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, recebeu mais de 10 mil pessoas que passaram por serviços de saúde, cidadania e atividades culturais. Na ação realizada pelo Governo do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), as consultas oftalmológicas, os exames de ultrassonografia e os tratamentos dentários foram os mais procurados pelo público infantojuvenil, de 3 a 18 anos.
O governador Jerônimo Rodrigues, a primeira-dama e presidente das VSBA, Tatiana Velloso, e a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, estiveram presentes pela manhã.
Com o objetivo de facilitar o acesso e assegurar agilidade no atendimento, os serviços de saúde e cidadania foram 100% agendados pela internet. Qualquer pessoa poderia entrar no site http://feiradacrianca.saude.ba.gov.br, se cadastrar e escolher até três serviços, indicando o turno de sua preferência.
“Além de simples, ágil e transparente, essa forma de ofertar saúde promove respeito e dignidade, pois ninguém é obrigado a dormir numa fila ou chegar de madrugada para assegurar uma senha de atendimento, como, infelizmente, vemos em ações municipais”, comenta a secretária Roberta Santana, lembrando que a Feira também acontece domingo (22).
Para o governador, a feira é uma oportunidade para que as famílias levem as crianças, filhos e netos, e, assim, possam tomar gosto pela ação preventiva: "seja a saúde bucal, consultas, exames, vacinas. Aqui, por exemplo, nós estamos no Pedro Melo, onde há o estímulo para as crianças tirarem seus documentos, a sua identidade, e já acaba sendo um exercício de cidadania. Então, a Secretaria de Saúde vem fazendo isso sempre que pode. Tivemos uma feira para idosos, a de mulheres e essa aqui, por estarmos no mês de outubro, no mês das crianças, é um incentivo e um atendimento especial às crianças e adolescentes também”.
A empregada doméstica Jane Maria de Jesus levou os dois netos, de 4 anos, para consultas e vacinas.
"Já tava há tempo procurando oftalmologista pra criança pelo SUS e a gente não conseguia. Aí, minha nora conseguiu aqui. Foi rápido”, comemora.
Para além dos serviços agendados, as famílias também puderam aproveitar shows, atividades pedagógicas e lúdicas, com livre acesso. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) conquistou a criançada com a série
“Ovinhos no trânsito”. Tratam-se de vídeos que trazem, de forma lúdica e divertida, um conteúdo sobre segurança no trânsito pensado pelo olhar da criança e que também funciona como instrumento de reflexão e aprendizado para os pais/responsáveis.
O público ainda se divertiu com Edd Bala e sua Fanfarra Mágica, com direito a palhaço e pernas de pau. A fanfarra da Polícia Militar da Bahia (PMBA) também animou a criançada.
SERVIÇO
Em uma ação inédita, o Governo do Estado ofertou consultas e tratamentos odontológicos com vagas exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Inicialmente, foram ofertadas 60 vagas, mas conseguimos expandir para 110, em virtude da alta demanda”, explica o coordenador da feira, Edvaldo Gomes. Já a Secretaria da Administração (Saeb), por meio do SAC Móvel, participou com a emissão da primeira e segunda via do RG de forma gratuita.
Para ter acesso aos serviços de saúde e de cidadania, é necessário apresentar o cartão do SUS, Certidão de Nascimento/RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.
SERVIÇOS AGENDADOS
Oftalmologia (consulta)
Consulta com nutricionista
Odontologia (avaliação e tratamento dentário)
Odontologia (avaliação e tratamento dentário) exclusiva para pacientes com TEA
Eletrocardiograma
Ultrassonografia (parede abdominal)
Ultrassonografia (abdome total)
Ultrassonografia (vias urinárias)
Ultrassonografia (saco escrotal)
Cirurgias eletivas (hérnia inguinal, epigástrica e umbilical)
Laboratório de coleta de sangue
Vacinação (vacinas de rotina, HPV e Covid-19)
SAC – Emissão de RG (primeira e segunda