A carência de políticas públicas voltadas às cidades do Extremo Sul da Bahia levou 22 parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a protocolar um requerimento para a formação da Frente Parlamentar em Defesa do Extremo Sul da Bahia. Na justificativa, os signatários consideram que a frente proporcionará um melhor direcionamento das ações do poder público. Um exemplo é a busca por uma ação preventiva e com maior probabilidade de assertividade no enfrentamento às chuvas e suas consequências.
A primeira assinatura é da deputada Cláudia Oliveira (PSD), eleita, por unanimidade, presidente. Caberá a ela convocar a assembleia geral para eleger os demais membros da Mesa Diretora, bem como praticar todos os atos necessários à concretização da Frente. “O registro da Frente Parlamentar em Defesa do Extremo Sul da Bahia busca, de modo geral, acompanhar, discutir, pesquisar, sensibilizar e implementar projetos que visem o desenvolvimento socioeconômico, cultural e industrial da região”, define o documento.
O Extremo Sul da Bahia é uma região de grande importância para o Estado, composto pelas seguintes cidades: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. Cada cidade contribui de forma única para o desenvolvimento econômico, cultural e turístico do Estado como um todo.