O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar, neste domingo (27), da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, país insular localizado na costa oeste da África. O evento será a última etapa da viagem presidencial neste final de semana. A viagem passou pela África do Sul, para a cúpula do BRICS, e por Angola, para uma visita oficial ao país.
A CPLP é formada por oito países que compartilham a língua e cultura portuguesas, entre eles Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste. A composição tem o intuito de facilitar a integração e cooperação entre esses países, tanto entre si, como para atuação em conjunto em outras entidades internacionais.
No encontro, a presidência temporária da comunidade passará de Angola para São Tomé e Príncipe. O mandato que se encerra no segundo semestre de 2025 terá como um dos principais temas a “Juventude e Sustentabilidade”.
Na ocasião deste domingo, os presidentes também devem aprovar a reforma administrativa da CPLP, com a criação da Diretoria de Assuntos Econômicos e Empresariais, que ampliará parcerias nessas áreas.
Outros objetivos dessas nações estão relacionados à cooperação entre os países nas áreas de segurança alimentar e nutricional, além de duas propostas encaminhadas pelo governo brasileiro, que estabelece a criação de redes nas áreas de direitos humanos e formação de diplomatas.
Os representantes dos países-membro também devem ratificar a concessão do status de “observador associado” para o Paraguai. De acordo com o regulamento, os observadores associados são Estados ou organizações internacionais que estabelecem parcerias para promover os intuitos da Comunidade.
Após o encontro, o presidente Lula e a delegação brasileira vão embarcar de volta para o Brasil na tarde deste domingo.