Um grupo de cães foi abandonado dentro de um imóvel na região da Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador. Moradores do bairro afirmam que o dono é um idoso e que não tem mais condições de criar os animais. Ainda conforme os vizinhos, pelo menos 16 cachorros vivem em situação de precariedade.
Em entrevista à Rede Bahia, os vizinhos afirmaram que os animais vivem em uma área de muita sujeira, além de passarem fome, e convivem com escassez de água e atenção. De acordo com eles, o responsável não mora no imóvel.
Em imagens, é possível identificar a sujeira e a falta de condições para a criação dos animais. Além disso, os moradores pedem ajuda para a compra de remédios contra pragas e alimentação.
"Os animais estão em uma situação que ninguém aguenta ver", afirmou Valquíria, vizinha do local.
Alguns residentes afirmam que vão ao local e ajudam os cachorros, mas fazem apelo para que os animais sejam resgatados. Por conta do abandono, os animais fazem muito barulho durante o dia.
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) da prefeitura de Salvador disse que enviará um médico veterinário ao local ainda nesta sexta para avaliar as condições dos animais. Caso seja constatado os maus-tratos, o órgão municipal diz que acionará a Polícia Civil ou o Ministério Público.
A prefeitura destaca ainda que em caso de crime de maus-tratos, o cidadão pode denunciar através dos canais oficiais da prefeitura. Fonte g1