Últimas Notícias

6/trending/recent

Hot Widget

             
Procure o Tipo de Noticia que Deseja

Dia Mundial da Doença de Behçet: causa importante de aftas orais de repetição




No dia 20 de maio é celebrado o Dia Mundial da Doença de Behçet. A Doença de Behçet faz parte do grupo das vasculites sistêmicas, doenças raras e crônicas que afetam, primariamente, os vasos sanguíneos gerando inflamação. As vasculites sistêmicas são doenças autoimunes e são diagnosticadas e tratadas pelo médico reumatologista. Em geral, a doença ocorre mais em adultos jovens, sendo a idade de início entre 20-35 anos. Esta doença acomete igualmente homens e mulheres, mas é geralmente mais grave no sexo masculino.

A Doença de Behçet é a vasculite sistêmica mais comum em nosso meio e é caracterizada por aftas orais de repetição e inflamações em diversos locais do corpo como olhos, pele, articulações e órgãos internos. São consideradas aftas orais de repetição, quando o quadro acontece mais de três vezes em um ano.

Os sintomas da Doença de Behçet variam de pessoa para pessoa. Alguns pacientes podem experimentar apenas aftas orais, enquanto outros podem apresentar também lesões genitais uveítes (inflamação nos olhos), dor nas articulações, quadro cutâneo com lesões acneiformes e eritema nodoso, além de poder se apresentar com tromboses. “A gravidade dos sintomas também pode variar, desde manifestações leves mucocutâneas até quadros mais graves”, explica Ana Luísa Pedreira, reumatologista e coordenadora do Ambulatório de Reumatologia da Escola Bahiana de Medicina.




Causas e Diagnóstico

A causa exata da Doença de Behçet ainda é desconhecida. No entanto, acredita-se que a condição esteja relacionada a um desequilíbrio no sistema imunológico, o que causa uma resposta inflamatória em todo o corpo. Essa doença é autoimune e é mais comum em algumas partes do mundo.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Leia o texto em voz alta:


Below Post Ad

REDES SOCIAIS