Representantes da Prefeitura de Itabuna participaram nesta sexta-feira, dia 24, no auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), do 2º Seminário Cachoeira, Nosso Rio Vivo, promovido pelo Portal Santo Agostinho Engenharia. O evento reuniu diversos órgãos públicos e a sociedade civil organizada para discutir soluções para a recuperação do Rio Cachoeira.
O empresário e diretor do Portal Santo Agostinho Engenharia, Adson Franco, explicou que o que o motivou a realizar o Seminário foi a vontade de mudar a realidade do Rio Cachoeira. “Chegou um momento em que eu senti que não dava mais para continuar com essa situação, principalmente por saber que a Engenharia nos dá essa possibilidade de melhorar a qualidade do rio”, afirmou.
De acordo com o empresário, o primeiro passo foi reunir representantes de órgãos públicos e da sociedade civil para discutir o assunto. Em paralelo, contratou a Ramboll Engenharia e Consultoria Ambiental, empresa especializada para realizar uma pesquisa. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer alternativas e soluções para a recuperação do Rio Cachoeira.
“Esta segunda edição foi justamente para conhecermos as alternativas apresentadas pela pesquisa da Ramboll. O próximo passo, será colocá-las em prática. Sabemos que o saneamento é imprescindível em uma cidade. Mas, enquanto não vem, precisamos fazer algo para defender o rio, porque as alternativas existem”, explicou.