Em 60 dias de campanha, mais de 500 mudas de pau-brasil foram doadas pelo Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, às crianças nascidas na instituição. A campanha teve como objetivo sensibilizar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a importância da valorização da vida e defesa do meio ambiente. A iniciativa surgiu na segunda quinzena de junho e uniu o projeto de extensão do Horto-Florestal, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) numa parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), gestora do hospital. O HMIJS foi inaugurado em dezembro do ano passado pelo Governo da Bahia.
O retorno da iniciativa sustentável - de acordo com uma das incentivadoras, a diretora médica Maria Esther Vilela – foi surpreendente. Estimuladas a plantar a muda de pau-brasil no quintal de casa e postar nas redes sociais, muitas famílias enviaram vídeos da iniciativa ambiental para as redes sociais da FESF. Pacientes originários de 34 municípios do interior do estado foram contemplados pelo projeto. A cada 100 mudas distribuídas, 57 ficaram em Ilhéus, município com maior número de gestantes atendidas, seguido por Itacaré, com seis por cento das mudas distribuídas.
Conscientização
Quando do lançamento da parceria, o reitor da UESC, Alessandro Santana, destacou que o objetivo da ação era conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação do meio ambiente através do plantio de essências nativas do bioma Mata Atlântica. Para a diretora do hospital materno-infantil, Aline Costa, a iniciativa também trouxe o simbolismo do compromisso com a qualidade de vida e com o futuro das gerações que, também, são a essência da política de acolhimento e humanização adotada pelo hospital.